A Maior e Melhor

Som Diagnóstico Digital do Norte do País

Eduardo Nassar Indica Leitura:

Desafios no diagnóstico da fetais não-anormalidades cromossômicas nas semanas 11-13.



Para analisar o desempenho das semanas 11-13 varredura na detecção de anormalidades cromossômicas não.
Estudo prospectivo de rastreamento de primeiro trimestre para aneuploidias, incluindo o exame básico da anatomia fetal, em 45 191 gestações. Os achados foram comparados aos de 20-23 semanas e exame pós-natal.
Aneuploidias (n = 332) foram excluídos da análise. Anomalias fetais foram observados em 488 (1,1%) dos restantes 44 859 casos; 213 (43,6%) destes foram detectados em 11-13 semanas. A verificação detectada precocemente todos os casos de acrania, holoprosencefalia alobar, onfalocele, gastrosquise, megacystis e anomalia corpo caule, 77% da mão ou do pé ausentes, 50% de hérnia diafragmática, 50% de displasias esqueléticas letais, 60% de polidactilia, 34% dos principais defeitos cardíacos, 5% de fendas faciais e 14% de espinha bífida aberta, mas nenhum de agenesia do corpo caloso, hipoplasia cerebelar ou vermian, lesões pulmonares ecogênicas, obstrução intestinal, defeitos renais mais ou pé torto congênito. Translucência nucal (TN) estava acima do percentil 95 em 34% dos fetos com defeitos cardíacos maiores.
Entre 11-13 semanas algumas alterações sempre são detectáveis, alguns nunca pode ser e os outros são potencialmente detectável em função da sua associação com a TN aumentada, a expressão fenotípica da anormalidade com a gestação e os objectivos fixados para tal uma varredura.


URL original


http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21210483

Eduardo Nassar

É Diretor da Som Diagnóstico. Clínica especializada em diagnósticos por imagem, localizada em Belém do Pará. A Som Diagnóstico conta, entre outras coisas, com exames de MAPA, Router, Ultrassonografia 4d (3d em tempo real), exame de translucência Nucal, realização do OSCAR, densitometria óssea e muitos outros.

Fale Conosco

Para entrar com contato conosco acesse a home oficial clicando aqui ou lique para nossa central de atendimento no telefone
+55 (91) 4008-8500

Facebook Eduardo Nassar
Facebook Som Diagnóstico

Sites Parceiros