A Maior e Melhor

Som Diagnóstico Digital do Norte do País

Eduardo Nassar Indica Leitura:

Efeito de desvio em relação ao plano sagital médio na medição da TN fetal.



A triagem para trissomia 21 por fetal medida da translucência nucal (TN) em 11 a 13 + 6 semanas de gestação 'exige uma análise adequada do NT. Erros na avaliação do NT pode levar a uma superestimação sub ou do NT e incorretas paciente os riscos específicos. Neste estudo, destinada a examinar a importância da secção sagital médio e se o plano adquirido da cabeça e da face influencia a medição da espessura NT fetal.
Sessenta volumes tridimensionais da cabeça fetal e rosto em um plano médio-sagital foram adquiridas. TN foi primeiramente medido no plano médio-sagital de acordo com as diretrizes da Fundação de Medicina Fetal. A cabeça foi então rodado em passos de 5 graus até 25 graus em torno do ponto médio do diâmetro biparietal e diâmetro occipitofrontal e NT foi medido de novo. Todos os seis medições NT foram tomadas pelo mesmo operador, operador A, que após a conclusão da avaliação dos 60 volumes repetiu todas as medidas. Todo o processo foi então repetido pelo Operador B. Ambos os operadores estavam cegos para as medições de cada um.
No plano sagital médio verdadeiro, o NT média foi de 1,9 milímetros e foi acima da mediana esperado em 72,5% das medições. No um desvio de 15 graus, a média de NT foi de 1,5 mm, e 36,3% das medições foram acima da mediana esperado. No um desvio de 25 graus, a média de NT foi reduzido para 1,3 mm e 17,9% das medições foram acima da mediana esperado.
TN fetal é o maior no plano médio-sagital. Aumentando desvio de distância a partir dos resultados meados de plano sagital em subestimação progressiva da espessura NT fetal e assim a uma subestimativa correspondente do risco do paciente específico.


URL original


http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20183863

Eduardo Nassar

É Diretor da Som Diagnóstico. Clínica especializada em diagnósticos por imagem, localizada em Belém do Pará. A Som Diagnóstico conta, entre outras coisas, com exames de MAPA, Router, Ultrassonografia 4d (3d em tempo real), exame de translucência Nucal, realização do OSCAR, densitometria óssea e muitos outros.

Fale Conosco

Para entrar com contato conosco acesse a home oficial clicando aqui ou lique para nossa central de atendimento no telefone
+55 (91) 4008-8500

Facebook Eduardo Nassar
Facebook Som Diagnóstico

Sites Parceiros